logo mentorizar branca
Nova Matéria sobre Johnny Chaves mentor do Mentorizar no Jornal Baixada em Foco.
Ver Matéria no Instagram do Jornal CLIQUE AQUI

Filho de mãe solteira, dois irmãos e criado no Pilar (Duque de Caxias) de forma humilde ele tinha tudo para não conseguir, mas o “cria da baixada” hoje ẻ considerado urna referência na preparação para concursos na área do magistério. Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RI0) ele atua ativamente no Ensino Superior publicando artigos acadêmicos, avaliando projetos de extensão e orientando monografias de alunos e alunas de pedagogia do consórcio CEDERJ.

O professor das premonições no Curso Dedicação (@cursodedicacao), Johnny Chaves de Oliveira, tem se destacado com sua didática extrovertida em cursos preparatórios, tal como o #aprovaprofessores. Segundo sua aluna Fátima Nery: “Ele consegue transpor seu jeito engraçado para suas aulas. Eu fico ligada por horas sem se cansativo, pois aplica uma metodologia ativa repleta de mapas mentais e dicas dos livros presentes no edital”. O professor Johnny utiliza a concepção de sala de aula invertida para dar aulas fora da “caixinha”. Seus materiais previamente planejados, com metas diárias e indicações de leituras tem se popularizado entre os concurseiros/as de todas as regiões do brasil através da EAD.

As estratégias que ele usa eu nunca vi em nenhum lugar. Essa mentoria do Professor Johnny tem mudado a minha vida e a forma de estudar!
Formado em pedagogia na UFRRJ, Mestre pela PUC-Rio com especialização no campo da Docência do Ensino Superior e Tutoria EAD ele carrega um currículo invejável com destaque para a aprovação em três processos seletivos para o mestrado (UERJ, UNIRIO e PUC-Rio) e em vários concursos militares.
Além disso, já modificou a vida de dezenas de crianças do bairro do Caju – Rio de Janeiro, preparando-as para o processo seletivo do Colégio Pedro II.

Sua atuação ativa há mais dez anos na coordenação pedagógica e nas aulas de redação no Programa Força nos Esportes (PROFESP) o tornaram como referência na comunidade escolar. Este programa é fruto de uma parceria entre os Ministérios: da Defesa; da Educação, da Cidadania; e o da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Realizado em 202 quartéis e distribuídos em 139 municípios da federação, tem como um dos focos à inclusão social de crianças e jovens por meio do reforço escolar e práticas desportivas realizadas nas organizações militares que ficam localizadas em bairros com alta vulnerabilidade social.

A ex-aluna do PROFESP, Millena Pinheiro, foi aprovada no Pedro II em 2020 e continua atuando como voluntária auxiliando o professor na construção dos portfólios que registram os relatos dos aprovados e de trajetórias de sucesso no Instagram: @eternoscajuzinhos. Segundo a estudante, a dinâmica feita pelo Johnny de representar em pequenos cactos a resiliência nos estudos marcou enormemente sua vida.

Ela afirma que aprendeu a acreditar mais nela mesma e no seu potencial com a ajuda do pedagogo.
Johnny atribui seu sucesso profissional a três fatores que se complementam. O primeiro deles é a disciplina. Ele cita que passo por três centros de formação militar e teve contato com inúmeras formas de ensinar que o transformaram de modo positivo e negativo. Por outro lado, afirma que o segundo fator foi escolha da pedagogia como área acadêmica de interesse, contrariando o caminho natural que um eletrotécnico seguiria rumo à engenharia a elétrica. Para ele, sua escolha acertada abriu um leque de horizontes analíticos, fomentou o amadurecimento do seu senso crítico-reflexivo e oportunidades ímpares de relevância moral e social.

Por fim, ressaltar que a atuação com crianças da comunidade do Caju foi o grande divisor de águas na sua vida, pois o ajudou a perceber que não adianta dominar todas as técnicas didáticas se desconsideramos a conexão afetiva que se estabelece entre professor-aluno, Segundo o pedagogo, “Todo educador é um jardineiro de sonhos e a educação tem o poder de mudar vidas, bem como de transformar expectativas até então inimagináveis em realidades possíveis. Então, resta-nos plantar as sementes dos sonhos com carinho, regarmos com conhecimento e respeito que os frutos do sucesso mais cedo ou mais tarde serão colhidos”.

Conheça a mais sobre a história de vida de nosso mentor
Professor Mestre Johnny Chaves
@johnny_puc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress